Alunos de Belas Artes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL!

2 participantes

Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL!

Mensagem  Admin Dom maio 31, 2009 12:14 pm

Pessoal, postem aqui qualquer dúvida, questão que possam ter sobre o vosso curso, infra - estruturas, etc... pois na Assembleia de Faculdade poderemos, após seleccionarmos 4 questões, confrontar os candidatos a Director/a com as vossas perguntas.

Digam de vossa justiça!

Informem-nos (e podem fazê-lo regularmente, não só esta semana) sobre o que vos preocupa e não vos agrada na faculdade.


Saudações

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2009

https://fbaul.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Props (de novo)

Mensagem  chazzy Dom maio 31, 2009 5:59 pm

Ora bem, agradeço uma resposta tão completa como a que me deram, mas ainda assim nao foi respondida a questão que coloquei sobre as propinas. Mas aproveitando este tópico, e sabendo que o Director, esse sim, terá a autoridade para responder, redirecciono a questão para aqui, para selecção.

Ahem: "O que será ou poderá ser feito pela Faculdade para contrariar a situação das propinas, que apresentam um valor demasiado alto para o que nos é oferecido (educação não devia ser de graça??)? Ou, pelo menos, poderão as propinas ser utilizadas para pagar o material que nós, como alunos das artes, utilizamos?"

Mas vá, como é um assunto complexo, contento.me com esta: "O que será feito para resolver a frágil situação económica da nossa Faculdade?"

Obrigado e continuem a luta x)

chazzy
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Propinas

Mensagem  Admin Seg Jun 01, 2009 2:56 am

Boas Chazzy!

Obrigado por teres colaborado, faremos com que em breve recebas uma resposta!

Quanto à questão das propinas, dizes que:

"E depois, eu nao estou informado mas ate sou interessado, e gostava de saber quais as medidas que estao a ser tomadas pela AE e afins para estimular a discussao sobre as propinas, tanto ao nível do valor demasiado elevado que é exigido como ao nível da sua (melhor) utilização."


Relativamente à AE deverás entrar em contacto com eles para saberes o que tem vindo a ser feito efectivamente. Quanto aos "afins", bem se estás a falar do nosso papel neste órgão, podes ter a certeza que concordamos contigo e apesar de se tratar de um assunto, mais que esquecido (não para os nossos bolsos!!) e mesmo ignorado... faremos os possíveis para que esta discussão regresse.

Fora isso, se és um aluno interessado, deverás ter reparado, em faixas colocadas na faculdade sobre política educativa que apelavam à participação dos estudantes na luta pelos seus direitos (incluindo o direito a uma educação gratuita) ao longo do ano lectivo.

Continua atento e participa! A Luta é de todos!

Saudações.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2009

https://fbaul.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty RE

Mensagem  chazzy Seg Jun 01, 2009 7:11 am

Já vi que é melhor me registar... lol.
Okay entao obrigado pelos esclarecimentos e pela atenção. Vamos la começar a dar a volta a isto. x)
Cumprimentos

chazzy

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Audição dos Candidatos a Director e respostas às vossas perguntas em breve

Mensagem  Admin Ter Jun 02, 2009 4:32 pm

Meus caros,

A audição já foi realizada.

Foram duas as candidaturas, nomeadamente da Prof. Sílvia Chicó e do Prof. Jorge Luís.

Foram colocadas 8 perguntas na totalidade (4 a cada candidato), tendo em conta as preocupações dos alunos e as suas questões colocadas na reunião informal de dia 28/5 e também o programa de cada um dos candidatos.

Em breve serão postadas não só as perguntas feitas (referentes aos alunos e professores, também importantes) como as suas respostas.

Pedimos desculpa pela demora, mas é ainda necessário recolher alguma informação.


Obrigado e aguardem, pois ainda esta semana será colocado tudo aqui.

Saudações!

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2009

https://fbaul.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty RE

Mensagem  chazzy Sáb Jun 13, 2009 10:26 am

Eu não quero parecer impaciente, mas já está prometido o post há duas semanas...
Está difícil isso... Ao menos digam-nos qual o progresso... =)

chazzy

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Audição - Todo o processo

Mensagem  Admin Qua Jun 17, 2009 9:59 am

A sessão de apresentação das candidaturas a Director/a, teve início às 10h30 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

A primeira apresentação foi da Professora Sílvia Chicó.

A sua apresentação consistiu num PowerPoint que nos dava a conhecer as principais linhas do seu programa como directora.
(O seu programa será postado neste fórum assim como o do segundo professor candidato.)

No final da apresentação de Sílvia Chicó, colocámos as questões, primeiro, os funcionários, de seguida os alunos e professores.

Como já foi dito havia a possibilidade de fazermos uma pergunta por cada aluno presente, sendo que somos quatro, foram feitas quatro a cada candidato.

Questões de Alunos:

- Qual a posição face ao subfinanciamento e progressiva privatização do Ensino Superior - quer por força do subfinanciamento por parte do Estado, quer por força da possibilidade, aberta pelo RJIES, de ingerência de entidades externas nos órgãos de gestão da faculdade -; e o que poderá ser feito para contrariar o actual valor das propinas, não só de 1º ciclo, que é, parece-nos evidente, demasiado elevado elevado para o que nos é oferecido?
(Joana Tomé)

Sílvia Chicó (S.C.) afirma que as propinas serão uniformizadas para todas as faculdades e decididas exteriormente à Faculdade de Belas Artes. Apresenta uma solução que implica um aumento de bolsas e uma maior pressão da nossa parte (estudantes) juntamente com outras faculdades.

- Que medidas pretende tomar na resolução definitiva da frágil situação económica da nossa faculdade?
(Pedro Tomé Sousa)

S.C. apresenta a “alternativa divertida” do fund-razing, contratar alguém que procure formas divertidas de angariar dinheiro para a faculdade.

- Actualmente a inexistência dos pré-requisitos veio confirmar a não preparação desta faculdade a nível de infra-estruturas. Na recepção a todos os estudantes, nomeadamente estudantes com deficiências motoras, entre outras, cuja difícil mobilidade nos preocupa, quais serão as medidas que pretende tomar, a curto prazo, no que diz respeito à organização de espaços?
(Patrícia Guimarães)

S.C. afirma que tem o apoio de designers como Miguel Arruda, que poderá solucionar este problema. No entanto será difícil executar, o que não a irá impedir de levar avante esta organização de espaços dentro da faculdade. Falou também na possibilidade de encontrar outros espaços nas imediações da faculdade, onde possamos trabalhar.
Relativamente a adaptar os espaços às necessidades imediatas dos estudantes com dificuldades de mobilidade, é difícil, mas terá de ser feito. Insiste também que devemos ser nós, estudantes, a fazer pressão nos órgãos directivos.

- A professora fala em comunicabilidade entre os estudantes e o/a Director/a, com a qual concordamos. É necessário e imperativo essa comunicabilidade, como pretende fazê-lo?
(Sónia Magalhães)

S.C. reforça a ideia com o seu contacto com a Associação de Estudantes, com a qual já tinha reunido, antes da apresentação das candidaturas, para de alguma forma saber o que preocupa os estudantes.
A A.E.FBAUL reclama a falta de espaço e do excesso do nº de alunos por aula. S.C. irá aposta na comunicabilidade entre órgãos.

Questões de Professores

- Quais as suas medidas para abrir as portas ao mundo artístico, aproveitando a localização desta faculdade?
(Prof. Isabel Sabino)

S.C. planeia lançar convites a galerias, associações de críticos, e à Academia de Belas Artes.
Projectou a abertura de uma galeria de exposições para alunos e professores, num espaço por baixo da Secretaria.

- Ponderadas dificuldades e potencialidades, em dois anos de mandato, quais as principais estratégias do seu mandato?
(Prof. Vítor Reis)

S.C. declara que sem dúvida, as suas prioridades são o financiamento (fund-razing) e a criação de mestrados e doutoramentos nas áreas.

- Vai ter adjunto/a e/ou subdirector/a? E como vai a faculdade justificar a presença neste edifício?
(Prof. Artur Ramos)

S.C. terá adjunto e justifica a presença da faculdade neste edifício através de razões culturais, alegando também que existe um uso excessivo do edifício.

- Qual a sua estratégia para Design? Grande percentagem dos alunos da FBAUL é de alunos de Design. Pondera criar ligações com empresas externas à faculdade?
(Prof. Ana de Design)

S.C. diz que as suas prioridades são para com todos os cursos, sem excepções. Como tal, face aos designers da FBAUL, estes deverão de alguma forma “se mexer” para de algum modo atingirem os seus objectivos, no que diz respeito aos seus trabalhos e à relação com o exterior.

- A exposição final nesta faculdade, tem sido um assunto menosprezado, como tenciona lidar com esta situação, sendo que as primeiras e as principais formas de contacto com outros artistas, galerias e associações, são através desta iniciativa?
(Prof. Jorge dos Reis)

S.C. declara que se trata de um assunto, no qual já havia pensado, e faria uma espécie de “Portas Abertas” (dando o exemplo de Berlim), combinada com os coordenadores de cada curso.

- Tendo em conta que pretende alterar os espaços, renová-los, onde ficariam os centros científicos? E temos vindo a notar uma fraca afluência ao 2º e 3º ciclo, como justifica esta situação?
(Prof. Fernando Rosa Dias)

S.C. responde que o lugar para os centros científicos seria nas latrinas do convento. Quanto à segunda questão… bem deveria contratar um/a funcionário/a que fizesse a ligação entre os centros e a reitoria.

Fim do questionário a Sílvia Chicó.


Apresentação da candidatura de Luís Jorge Gonçalves, que sem PowerPoint, falou directamente dos seus planos, explicando o seu programa.


Questões dos alunos

- Qual a posição face ao subfinanciamento e progressiva privatização do Ensino Superior - quer por força do subfinanciamento por parte do Estado, quer por força da possibilidade, aberta pelo RJIES, de ingerência de entidades externas nos órgãos de gestão da faculdade -; e o que poderá ser feito para contrariar o actual valor das propinas, não só de 1º ciclo, que é, parece-nos evidente, demasiado elevado elevado para o que nos é oferecido?
(Joana Tomé)

Luís Jorge Gonçalves (L.J.G.) responde que uma das soluções será, sem dúvida, o voluntariado e o aumento das bolsas de estudo, e que pretende uniformizar as propinas do mestrado com as da licenciatura, com o intuito de aumentar a procura nos mestrados da FBAUL.

- O professor Luís Jorge menciona bastante o “empreendorismo” e as saídas profissionais dos nossos cursos no seu programa, como tal, gostaríamos de saber se relativamente ao mercado de trabalho, estaríamos a ser formados para sermos meras cobaias ao serviço deste sistema superficial e sem escrúpulos, ou para fazer alguma diferença?
(Patrícia Guimarães)

L.J.G. responde que tudo depende das competências dos alunos, cuja prioridade é a saída profissional e para isso é necessário ter ferramentas artísticas, científicas… A possibilidade de se estabelecerem ligações com outras faculdades como o Técnico ou a Faculdade de Economia.

- O professor fala em comunicabilidade entre os estudantes e o/a Director/a, com a qual concordamos. É necessário e imperativo essa comunicabilidade, como pretende fazê-lo?
(Sónia Magalhães)

L.J.G. diz que essa comunicabilidade será feita através dos órgãos da faculdade, da Associação de Estudantes, e pretende então convocar estes representantes dos estudantes, eleitos democraticamente, para reunir quinzenalmente a fim de estar a par de todas as situações.

Questões de Professores

- Em tempo de crise, e tendo em conta as suas propostas, quais seriam as três principais medidas exequíveis em dois anos de mandato?
(Prof. Vítor Reis)

L.J.G. afirma que entre outras medidas exequíveis, tem em mente respeitar os estatutos e a funcionalidade dos órgãos; abrir a faculdade ao exterior (país), no sentido de criar projectos que levem a FBAUL através de exposições e do trabalho voluntário inclusive, a todo o lado; a faculdade entrar numa lógica de apoios e financiamentos de projectos; o laboratório de restauro; a semana aberta para o exterior e para o interior; aumentar o horário da biblioteca até ao período pós-laboral; mas acima de tudo ouvir todos.

- Vai ter adjunto/a e/ou subdirector/a? E como vai a faculdade justificar a presença neste edifício?
(Prof. Artur Ramos)

L.J.G. informa que o subdirector será o Prof. João Queirós e que relativamente às instalações pretende usufruir da importante ajuda do designer Miguel Arruda.

- Qual a sua opinião face à implementação do Processo de Bolonha?
(Prof. Sérgio Pereira da Silva)

L.J.G. declara que o Processo de Bolonha está a acontecer e teremos de todos juntos trabalhar para que resulte. Espera-se que os alunos terminem com êxito e transitem para o 2º ciclo. L.J.G pretende ganhar com Bolonha abrindo novos mestrados na faculdade, e criando uma comunicação entre os cursos, entre Belas Artes e a UL.

- A exposição final nesta faculdade, tem sido um assunto menosprezado, como tenciona lidar com esta situação, sendo que as primeiras e as principais formas de contacto com outros artistas, galerias e associações, são através desta iniciativa?
(Prof. Jorge dos Reis)

L.J.G. quer reunir com os coordenadores de cada curso e ver a capacidade de ter um curador que organize e procure os meios necessários, inclusive com empresas para auxiliarem no financiamento.
Considera importante que a exposição de finalistas seja levada a mais pontos do país.
Entre outras questões, não tão importantes, estas foram algumas às quais os candidatos responderam.
No final desta audição passou-se à votação do Director.

Foi eleito com 8 votos Luís Jorge Gonçalves, contra Sílvia Chicó com 6 votos.
Com apenas um voto branco, Luís Jorge Gonçalves é o Director da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – FBAUL.

No dia 12 de Junho de 09, o novo Director cumpriu com uma das suas propostas (a comunicabilidade com os estudantes) e reuniu, dias após à tomada de posse, para discutir algumas das suas propostas e ouvir algumas das nossas questões e preocupações.
Muitas das preocupações como a questão do voluntariado, as propinas, as bolsas, o diálogo com os estudantes de Erasmus, a falta de condições nas salas, o horário da sala de audiovisuais, entre outras foram discutidas.

Em breve será entregue a carta pensada e falada na reunião informal que deu origem a este fórum, assim como também estão previstas mais reuniões com os estudantes membros da Assembleia de Faculdade, do Conselho Pedagógico e da Associação de Estudantes com o Director.

Mais uma vez pedimos desculpa pela demora.

Obrigado

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2009

https://fbaul.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL! Empty Re: Faz as tuas perguntas ao/à director/a da FBAUL!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos